quarta-feira, 16 de março de 2011

Criando Questionários no Power Point

Se você é um professor ou um instrutor que decidiu entregar conteúdo na forma de uma apresenta­ção pode ser interessante criar um questionário para que seus alunos testem o conhecimento do assunto abordado. Para cada pergunta, você proporá várias respostas, e os alunos só poderão avançar para a se­guinte se derem a resposta correta. Caso contrário, são incentivados a tentar novamente. Para desen­volver um questionário no PowerPoint é necessário fazer um pouco de programação em Visual Basic. Mas isso não é nenhum grande complicador. Neste tuto­rial, vamos ver como executar esse trabalho.

INCLUA OS BOTÕES DE AÇÃO

Para começar, selecione um slide que contenha apenas titulo - se escolher outro, terá de eliminar 05 espaços reservados. No campo de título, escreva a primeira pergunta, Depois, é hora de dar as opções de resposta. Clique na guia Inserir e selecione Formas.

Na galeria que surgirá, selecione a ultima opção do conjunto Botões de Ação. É a opção Personalizar, Trace a forma no slide. No nosso exemplo, traçamos um pequeno quadrado que vai Conter letra de cada opção.

ESCREVA AS LETRAS DAS RESPOSTAS

Clique nela com o botão direito do mouse e selecione Editar Texto para escrever a letra ou número, se preferir.
Clique com o botão direito do mouse, ou selecione o texto e use as ferramentas da minibarra de tarefas para formatar a fonte, mudar cor, etc. Para facilitar o trabalho, copie e cole a forma quantas vezes for o número de possíveis respostas que incluirá para cada questão


FORNEÇA AS RESPOSTAS

Em seguida, usando a ferramenta de texto (Inserir > Caixa de texto) trace os espaços para as respostas e inclua os respectivos textos. Com o primeiro slide pronto, ganhe tempo, duplicando-o várias vezes (clique em sua miniatura no painel esquerdo e selecione Duplicar Slide). Nos slides seguintes, sobrescreva as outras questões e suas respostas.

RESPOSTA ERRADA
É hora da programação. Cliqe Alt + F11 para abrir o Editor do Visual Basic. No menu Inserir, selecione a opção Módulo. Na janela em branco, escreva o seguinte texto:
Sub Errado()
MsgBox ("Esta não é a resposta certa. Tente novamente")
End Sub


RESPOSTA CERTA
Para incluir a mensagem para a resposta correta, posicione o cursor depois de End Sub e pressione Enter.
Em seguida, escreva:
Sub Certo()
MsgBox ("Parabéns! Você acertou")
SlideShowWindows(1).View.Next
End Sub

A segunda parte do código, que o torna diferente do anterior, tem uma explicação. Como, ao dar a resposta certa, a pessoa que está interagindo com a apresentação avançará para a pergunta seguinte, o código precisa ser complementado para que a apresentação continue.


FIM DA APRESENTAÇÃO
Ao dar a resposta final, no entanto, não haverá slide seguinte. Nesse caso, é preciso escrever um terceiro código para permitir que o PowerPoint encerre a exibição em vez de retornar ao primeiro slide. Então, depois do End Sub que finalizava o código para a resposta certa, tecle Enter e escreva:

Sub UltimoCerto()
MsgBox ("Parabéns, você concluiu o teste")
End Sub
Quando terminar, salve o código e o arquivo como um documento do PowerPoint 2007 habilitado para macro- com a extensão PPSM.

AÇÃO NOS BOTÕES
Com a programação pronta, o passo seguinte é incluir ação nos botões. Vamos começar pelas respostas erradas. para cada pergunta, selecione a primeira resposta errada. Clique na caixa com a letra correspondente com o botão direito do mouse (tome cuidado para selecionar apenas a caixa, não o texto inserido nela), selecione Hiperlink e, na caixa de diálogo que surgirá, marque Executar Macro e, na lista abaixo, escolha a opção para a resposta errada. Repita a operaçao com as outras respostas erradas. Proceda da mesma forma com a resposta certa, escolhendo, no caso, a macro criada para a resposta correta.

FAÇA O TESTE
Antes de prosseguir com o trabalho, que tal testar se funciona mesmo? Tecle F5 para rodar a apresentação, avance até o slide com a primeira pergunta e teste cada uma das respostas erradas. se tudo correu bem, você verá a caixa de diálogo com o texto Esta não é a resposta certa. Tente novamente a cada um desses cliques. Por fim, clique na resposta certa. Neste caso, deverá ser exibida a mensagem Parabéns! Você acertou. Ao clicar em OK, você será conduzido imediatamente ao slide seguinte. Caso as macros funcionem, acrescente as ações aos botões das outras perguntas, com exceção da última. Na última questão, você não quer que o slide avance. Então, em vez de usar a macro Certo, selecione UltimoCerto na resposta correta.

DÊ UM FIM
Para que os alunos saibam que o teste - e, portanto, a apresentação - chegou ao fim, você pode inserir um botão com essa indicação e a ação para interromper o show de slides. Use o mesmo botão de ação e as instruções indicados no primeiro passo e escreva o texto que quiser para o botão - no nosso exemplo, escrevmos FIM. Clique nesse botão com o botão direito do mouse como indicado no passo anterior, selecione Hiperlink, mas em vez de marcar Executar Macro, marque Hiperlink Para: e, na caixa de combinação, escolha Finalizar Apresentação.

NO MODO QUIOSQUE
Se você reparou, nada impede que as pessoas que estão se submetendo ao teste avancem na apresentação e seu objetivo é que, durante os slides de teste , elas prossigam se derem as respostas certas. Para evitar que isso aconteça, é necessário fazer uma última configuração. Abra a guia Apresentação de Slides e clique em Configurar Apresentação de Slides. Em Tipo de Apresentação, marque a opção Apresentada Em um Quiosque (Tela Inteira) e clique em Ok. A apresentação está pronta para ser distribuída.

Fonte: dicasinfo, edição 71 2011


7 comentários:

Anônimo disse...

Obrigada, era o que eu estava procurando.

Anônimo disse...

otimo, gostei muito

tenho mais uma duvida se puder me ajudar


da forma descrita acima ficou otimo

mais no fim eu queria saber quantas questos erros e acertos esta pessoa teve.

meu e-mail é cpd@distribuidorarealce.com.br


se puder me ajudar agradeço muito

desde ja obrigado.

Anônimo disse...

Obrigado, era realmente oq eu procurava. Gostaria de saber como fazer esse mesmo processo no UBUNTU (BrOffice Impress)...

Obrigado!!!

Anônimo disse...

no final deste questionario, gostaria que tivesse a porcentagem de erros e acertos em um tipo de gráfico ou outro, automaticamente,tem como?

Anônimo disse...

parabéns, mt bem explicado e de fácil aplicação. Obrigado

Paulo Costa disse...

Olá, Gostei!

Programação VBA simples e estrutura base, correta.
Duas outras ideias:
--> Feedback em cada questão
--> Feedback final com avaliação

;-) Valeu!

VanessaD disse...

Muito obrigada! Era exatamente o que eu procurava e está muito bem explicado.